Perguntas Frequentes

O que é Ecolog Florestal?

É uma empresa nacional especializada em extração de madeira nativa da Amazônia de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. A Ecolog possui seu plano de manejo florestal aprovado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Rondônia (SEDAM/RO).

A madeira que se encontra disponível para venda no estoque em Itu, SP, tem a Cadeia de custódia certificada pelo Forest Stewardship Council® – FSC®.

O que é madeira ambientalmente correta, certificada ou com selo verde?

Todas essas definições servem para indicar que a madeira foi retirada da floresta a partir de práticas sustentáveis, como o manejo florestal. Pesquisadores apontam esse processo como uma das soluções para preservar a Amazônia e manter atividades econômicas na região.

O que é manejo florestal?

Não é plantar árvores, o manejo florestal é uma técnica de corte de árvores ambientalmente correta. Com o manejo a porção da floresta onde as árvores são extraídas é dividida em vários pedaços, conforme o tamanho da área. Esses pedaços, módulos ou talhões, são explorados por um período de até um ano. A retirada de árvores é coordenada por engenheiros florestais que classificam todas os indivíduos que existem no local e indicam quais podem ser abatidos. Somente os indivíduos que já completaram seu ciclo de vida e deixaram descendentes são retirados. Desta forma a floresta pode se regenerar sem perder sua biodiversidade. Depois da primeira retirada a área permanece intacta por 25 anos. Durante esse período a floresta pode voltar a crescer. O manejo quase não gera impacto na mata. Em uma área de um hectare, com cerca de 300 árvores, apenas dois indivíduos são extraídos.

Algumas áreas de alto valor de conservação também são deixadas intactas, e não são exploradas em nenhum momento. Essas áreas são identificadas no plano de manejo por serem refúgios de animais ou locais onde existem espécies raras como o mogno e a castanheira.

Durante o manejo florestal todas as árvores maiores são retiradas da floresta?

Não, muitas árvores de grande porte são deixadas na mata para funcionarem como matrizes para a regeneração da floresta.

Quem fiscaliza que não está havendo um corte de todas as árvores?

A fiscalização é feita constantemente pelo Ibama. Se houver ver alguma conduta irregular a Ecolog é autuada e multada.

Essa madeira certificada é diferente da madeira comum?

Não, a madeira é a mesma, a diferença é a origem. A certificação de cadeia de custódia garante a rastreabilidade da madeira no processo produtivo, da floresta ao consumidor final, garantindo que a madeira provém do manejo florestal responsável. Mas as espécies comercializadas de madeira certificada são as mesmas variedades nativas da Amazônia oferecidas pelo processo comum de exploração.

Qual a diferença entre reflorestamento e manejo florestal?

Reflorestamento é plantar árvores – geralmente exóticas – e manejo florestal é uma técnica ambientalmente correta de exploração e corte dentro de uma área de floresta nativa.

O que é certificação Florestal?

É um processo que garante às madeireiras ambientalmente corretas o direito de receber o “selo verde”, do FSC®. O selo comprova que uma empresa segue boas práticas sócio-ambientais e que sejam economicamente viáveis.

Quem concede a certificação?

No Brasil, há várias empresas credenciadas como certificadoras, entre elas o Imaflora. Os técnicos auditam os empreendimentos certificados para atestarem que os padrões do FSC® estão sendo cumpridos, de acordo com o tipo de certificação, manejo florestal ou cadeia de custódia.

Como reconhecer a madeira certificada?

Pelo selo do FSC® impresso o produto certificado ou na nota fiscal da madeira comprada.

O que é “selo verde”?

É uma das denominações mais comuns para a marca do Forest Stewardship Council® - FSC®. Esse selo pode ser reconhecido internacionalmente pelos consumidores de madeira e produtos derivados como móveis e estruturas para construção civil. Desta forma o comprador pode ter certeza que adquiriu um produto que não agride as florestas tropicais.

Qual a vantagem de participar do FSC®?

O selo de FSC® premia o madeireiro certificado a ser reconhecido pelo consumidor como uma empresa que segue todos os critérios da responsabilidade sócio-ambiental.

Qual a diferença entre móvel certificado e móvel com madeira certificada?

O primeiro tem toda sua cadeia produtiva monitorada e fiscalizada para ser ambientalmente correta. Desde a entrada da matéria-prima até o produto final.

O segundo é fabricado com madeira proveniente de matéria prima certificada com o selo FSC®.

Como posso adquirir madeira certificada?

Basta comprar das madeireiras que possuem o selo verde do FSC®, ou procurar nas lojas de móveis produtos que possuam o selo do FSC®.

Para onde vão as árvores do manejo e por que?

Cerca de 90% de toda madeira ambientalmente correta produzida na Amazônia é exportada. A Holanda é o maior comprador de madeira certificada.

O grande problema é que o mercado brasileiro desconhece que quanto mais ele consumir madeira certificada, mais ele estará ajudando a preservar a Amazônia.

A Ecolog é uma das empresas brasileiras que luta para mudar essa realidade e ampliar o mercado da madeira ambientalmente correta no país. Desta forma o consumidor irá comprar uma madeira que não agride a Amazônia. Quem compra madeira ilegal patrocina a destruição da floresta e os conflitos sociais que afetam a vida de seus habitantes. Quem compra madeira certificada ajuda a preservar a Amazônia, pois o manejo florestal é uma única forma de extrair madeira agregando valor à floresta em pé, conservar a Amazônia e distribuir renda para os habitantes da floresta.

O que é sistema construtivo Ecolog?

São estruturas de madeira desenhadas por um software especial para substituir as estruturas convencionais de concreto na construção civil.

A Ecolog vende móveis?

Não. Ela fornece madeira para os móveis e terceiriza a fabricação para artesãos e marcenarias especializadas em trabalhar com madeira ambientalmente correta.

Subir